segunda-feira, 23 de março de 2009

OBRAS DE STELARC - CONCEITO

As obras de Stelarc concentram-se na expansão das capacidades do corpo, considerado obsoleto pelo artista por não ser nem muito eficiente e nem muito durável, dependendo de fatores como idade e saúde para que funcione corretamente.

Temos como alguns exemplos dessas obras de expansão das capacidades corpóreas uma orelha que o artista implantou cirurgicamente em seu braço esquerdo, sendo essa criada em laboratório a partir de células humanas e futuramente será colocado um chip na mesma para que através de uma conexão Bluetooth os sons produzidos no braço de Stelarc sejam enviados para um computador e possam ser ouvidos. Ou ainda um braço robótico com movimentação independente acoplado ao seu próprio corpo, sendo controlado por eletrodos posicionados nos músculos de seu braço.

Para Stelarc o corpo chegou a um patamar na evolução onde não consegue mais lidar com a quantidade de informações e ações necessárias atualmente, sendo preciso criar tecnologia para realizar o que o corpo não é capaz e a única estratégia para continuar a evolução seria implantar essa tecnologia ao próprio corpo humano, criando um ser humano híbrido que une o sintético ao orgânico.

Não faz mais sentido ver o corpo como um local para a psique ou o social, mas sim como uma estrutura a ser monitorada e modificada. O corpo não como um sujeito, mas como um objeto. - NÃO UM OBJETO DE DESEJO, MAS UM OBJETO DE PROJETO (STELARC, apud DOMINGUES, 1997, p.54).


Vale ressaltar que Stelarc não produz suas obras com a intenção de aplicá-las exatamente como são e sim de expressar e divulgar sua idéia de corpo obsoleto em uma experiência direta, fazendo com que o conceito do corpo obsoleto seja visto numa aplicação real e não apenas na teoria.




REFERÊNCIAS:

DOMINGUES, Diana. A Arte no Século XXI – A Humanização das Tecnologias. São Paulo: Editora Unesp, 1997.

GAYA, Adroaldo. Será o corpo humano obsoleto?. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222005000100013, 2005

http://en.wikipedia.org/wiki/Stelarc - 05/03/2009 - 16:50

http://www.ctheory.net/articles.aspx?id=71 – 05/03/2009 – 16:47

http://www.stelarc.va.com.au/arcx.html - 05/03/2009 - 16:32

http://www.stelarc.va.com.au/redesign/redesign.html - 05/03/2009 - 16:34

Nenhum comentário:

Postar um comentário